« Home | Acta XXV » | Acta XXIV » | Acta XXIII » | Acta XXII » | Acta XXI » | Acta XX » | Acta XIX » | Acta XVIII (em atraso) » | Acta XVII (em atraso) » | Personalidade do Ano »

Microsoft Windows Vista

Windows Vista entrou hoje no mercado de 70 países
6 anos após o lançamento do Windows XP, a Microsoft introduz uma nova geração de sistemas operativos. Actualmente, o Windows corre em 95% dos computadores do mundo inteiro.
A gigante americana apostou em grande no novo sistema operativo: cerca de 6 mil milhões de dólares foram investidos no projecto.


Os estudos revelam que apenas 15% dos computadores mundiais estão preparados para receber o Windows Vista - o que significa que o resto das pessoas que o queiram usar terão que comprar um computador novo.

(clica para aumentar)

O novo sistema operativo vem com várias melhorias, entre as quais se destacam um visual completamente novo, um interface mais amigável, e uma maior protecção contra ataques vindos da Internet.


Opinião do Grupo
O visual do Windows Vista é, sem dúvida, o seu ponto forte em relação às versões anteriores do Windows. Os efeitos visuais e a personalização dos menus são simplesmente espectaculares. Mas tudo isto tem os seus custos!
Como referimos na notícia em cima, as sondagens mostram que apenas 15% dos computadores estão preparados para receber o novo sistema operativo.
Este é claramente um ponto negativo. Visto que muitos utilizadores actuais do Windows XP o usam para jogos, seria um erro que os mesmo instalassem o Vista, pois este consome muitos recursos de sistema (o que iria baixar dramaticamente a performance do computador).
Para além disso, os preços são bastante elevados (entre 250 a 600 euros, dependendo da versão) e não é toda a gente que os pode suportar. A acrescentar, a grande maioria dos utilizadores precisaria também de um computador novo.
O novo sistema operativo vem também com inúmeras novas utilidades. Algumas são úteis, como o fácil acesso para deficientes, mas a grande maioria é o chamado "lixo", que ninguém usa nem quer.
O primeiro service pack está previsto para finais de 2007, portanto até lá pode-se contar com inúmeros bugs e falhas críticas de segurança, como tem acontecido em todos as versões anteriores do Windows.
Apesar de tudo vamos esperar que, com tempo e actualizações regulares de software, alguns dos problemas mais significativos do sistema sejam minimizados. A Microsoft já fez muito pelos nossos computadores e por isso merece o "benefício da dúvida". Pelo menos por algum tempo.

Vou continuar com o Windows XP pelo menos até 2008.
Depois, logo se vê...

Apesar de alguns aspectos do Vista parecerem tentadores, o seu elevado preço e o seu "papa" recursos fazem com que pelo menos nos próximos tempos não o vá adquirir.

Eu também vou continuar fiel ao XP.

Não me tenho desiludido muito com ele e não me parece nada urgente mudar de sistema operativo. Penso que o Vista não veio na melhor altura. Apresenta demasiadas complicações e requisitos para convencer 'à séria' um utilizador "standard".

Sempre gostei dos vários produtos da Microsoft e sempre usei os seus sistemas operativos,mas vai demorar um certo tempo até que comece a usar o Vista.

O tempo que demora a ser feito e os recursos usados levam a que este produto seja bastante caro.

Não é de estranhar que este sistema operativo consuma bastantes recursos,principalmente a nível visual, pois está pronto para ser devidamente usado com a nova geração de placas gráficas e processadores que muitas pessoas ainda não possuem, como é o meu caso.

A minha conclusão e, certamente, dos meus colegas é que o Vista vai demorar um certo tempo até ser implementado na maioria dos computadores.

A microsoft continua a lançar software completamente ultrapassado. Nada do que é implementado no vista, é recente ou sequer novidade no mundo do desktop. Relembro o XGL e vários outros desktop renderers.

Quanto aos recursos, continua a ser predominantemente microsoft. Se se recordarem do tempo do 95/98/98se e a brusca passagem ao Win2k, conseguem denotar o padrão.

Na minha opinião, é apenas mais um OS para mostrar serviço, muita promessa e pouca "delivery". E queria deixar uma nota... 95% Dos computadores não correm Windows. Se correrem 70%, já será muito :)

Enviar um comentário