Neste período, ficou decidido que se ia elaborar uma breve crítica para cada filme que o Grupo visionar.
- SinopseNum futuro distante há um novo tipo de jogo de vídeo. Numa espécie de realidade virtual, os jogadores lutam com várias armas num mundo marcado pela guerra. Especialmente em níveis superiores, o espírito do jogador deve estar dentro do jogo e o corpo fica no estado vegetativo em hospitais no mundo real.
Quando Ash, a personagem principal, é desafiada por um jogador melhor, cria uma equipa para chegar a um nível de jogo superior chamado "Especial A".

- Comentários"O filme surpreendeu-me pela negativa, pois tinha tudo para se tornar um bom filme. Os efeitos especiais acima da média e os cenários capazes de retratar um visual virtual são o seu ponto forte. O filme rapidamente se torna aborrecido, uma vez que a história peca em qualidade e é falada em polaco, o que a torna enfadonha depois de um certo tempo. Isso reflectiu-se na opinião geral do grupo. Não recomendo o filme." Cláudio
"No meu ponto de vista, o filme fica muito aquém das expectativas. Os cenários estavam muito bem construidos, bem como os efeitos especiais, embora a história tenha sido mal aproveitada. Apesar de ter partes excitantes, com muita acção e adrenalina, a maior parte do filme é entediante e repetitiva, para além do facto dos ambientes serem muito escuros. Não recomendo o filme." Daniel
"A meu ver, estamos perante uma obra de diferenças. Uma cidade sombria e nebulosa. É este o ambiente verídico que "Avalon" nos mostra. Em contraste, o ambiente colorido e movimentado do jogo virtual que prende a atenção de muitos. Um filme arrasador e inteligente, que nos leva a colocar muita coisa em causa. O Homem já não se sente preenchido apenas com o real? Cenários estratégicos, uma narrativa original e um bom sentido de realização. Um óptimo exercício mental acerca do futuro. Recomendado a todos." Jorge
"Na minha opinião é um filme que não prende a atenção de quem o está a ver. Para este facto contribuem a falta de luminosidade (ambientes sempre muito escuros) e o desenrolar lento e monótono da história. Apenas saliento um aspecto positivo do filme, que é a dependência das pessoas que vivem naquele mundo de realidade virtual, denunciando uma situação actual, ou seja, as pessoas ficarem completamente viciadas num jogo que as leva a fazer tudo para poder continuar a jogá-lo. É um filme que não recomendo a não ser a pessoas extremamente interessadas no tema." Lima
Claro que para quem prefere ver «Americanada» com muitos tiros e explosões não é um filme adequado.
Tem a desvantagem de ser falado em polaco, mas isso é apenas porque nos habituámos demasiado aos filmes falados em inglês.
A única crítica que faço a este filme é que a partir de determinada altura o argumento se torna demasiado confuso, mas o final é sublime. Um dos melhores filmes de ficção científica que já vi, embora num género pouco convencional.
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Anónimo às 17:24
Eu gosto de filmes em geral, sejam americanos, asiáticos, americanos ou latino-americanos. Kin-Dza-Dza é um filme russo, Tanin No Kao é japonês e Donnie Darko é americano, sendo alguns, entre tantos preferidos de ficção científica. Gosto muito de David Lynch e Alejandro Jodorowski, porém, há algo em Avalon que o torna um filme mediano e não é por ser lento ou falado em polonês. Solyaris e 2001, A Space Odissey são lentos, surreais, intangíveis e gosto demais deles. Assim como Pandorum fracassou em sua pretensão, tornando-se um híbrido de Alien e Abismo do Medo, creio que Avalon agrega a premissa de Tron, 1984 e alphaville, tornando-se um subproduto do gênero. Ou seja um filme a ser visto mais de uma vez para tomarmos gosto e compreensão. danielbrasilsm@hotmail.com
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Daniel Brasil às 20:47
Meus caros, ainda divagando sobre Avalon, percebo que uma das premissas do filme é estimular a interpretação pessoal e ele não entrega um roteiro pronto. A percepção e as conclusões são tiradas por que assiste. Todo o filme pode ser um jogo e seus diversos níveis ou a realidade pode ser quando Ash deixa o mundo opaco e mata seus fantasmas (a garota fantasma do jogo pode ser uma metáfora sobre a realidade, uma vez que no último instante e antes de atirar nela, aparece em opaco duas esculturas de crianças). Pode ser que a realidade seja o mundo opaco, porém o sumiço inexplicável do cachorro de Ash e não ocorrerem tiroteios que comprovem a morte de pessoais, deixa isto em aberto. danielbrasilsm@hotmail.com
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Daniel Brasil às 21:13
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